não pense que este se torna inútil no Inverno: com o tempo húmido os vidros embaciam facilmente, perturbando a visibilidade.
Nestes casos o ar condicionado torna-se bastante útil na função de reciclagem, uma vez que desembacia os vidros em tempo recorde, ao mesmo tempo que mantém o próprio ar condicionado em boas condições.
Existem dois tipos de líquidos frigogéneos no ar condicionado dos automóveis:
O R134a, utilizado depois de 1994;
O R12, presente nos veículos antes de 1994.
Atenção: a utilização do fluido R12 é proibida desde 1 de Janeiro de 2001. Se o seu sistema de ar condicionado está equipado com este fluido, ou em caso de dúvida, consulte os nossos técnicos.
Não só para funcionar, mas também para garantir a entrada de ar puro.
Uma boa manutenção integra a substituição do fluido frigogéneo (este evapora-se e envelhece), dos filtros e tratamento anti-bactérias do circuito.
A não utilização do ar condicionado durante o Inverno, associada às vibrações do veículo, são fontes de micro-fugas nas tubagens; assim, os fluidos correm o risco de se tornar insuficientes. Esta falta de fluidos impede que a lubrificação do circuito seja feita em boas condições. Existe então o risco de danificar o ar condicionado e o compressor (o que se pode tornar bastante dispendioso).
E mais, esta falta de fluido provoca um aumento dos consumos de combustível.
Por outro lado, o filtro de habitáculo purifica o ar das poeiras, dos pólens e das partículas que penetram no habitáculo. Torna-se portanto necessário proceder à sua substituição quando este se encontra em más condições.
Uma manutenção bem feita ao nível do ar condicionado preserva o seu bem estar no Verão, assim como no Inverno, graças a um desembaciamento rápido e eficaz dos vidros.Por isto, deve pensar em controlar regularmente o seu sistema de ar condicionado. Os nossos técnicos estão à sua disposição para elaborar um diagnóstico, e aconselhá-lo acerca da periodicidade da manutenção do seu sistema de climatização.